Histórico

  • No ano de 1963, o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE), era presidido pelo Prof. José Cretella Júnior, Doutor em Direito Administrativo e professor desta matéria na Faculdade de Direito do Vale do Paraíba e na Academia do Largo de São Francisco onde tornou-se Catedrático. Sabedor das prerrogativas oferecidas pelas Instituições autônomas e com fins de utilidade pública, como é o caso das Fundações, não lhe foi difícil convencer seus pares do Instituto Valeparaibano de Ensino sobre as vantagens de transformá-lo em uma Fundação, dando-lhe assim muito maior poder e autonomia administrativa e educacional.

    Em 24 de Agosto de 1963, visando facilitar ainda mais a criação de novos cursos de aprendizado em todos os níveis, e também com o propósito de incentivar a pesquisa e a investigação científica em prol do desenvolvimento cultural do país, conforme expressa manifestação de vontade, o IVE houve por bem instituir, dotar e organizar, com seu próprio cabedal e patrimônio, uma Fundação, a que se deu o nome de Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE).

    O Estatuto da FVE, desde a sua redação original, sempre se conferiu à Fundação Valeparaibana de Ensino o caráter de entidade jurídica de direito privado, comunitária e sem finalidade lucrativa, com a preocupação de manter os estabelecimentos de ensino que recebeu de seu instituidor, o Instituto Valeparaibano de Ensino, bem como outros que criou e que passou a criar no decorrer de sua existência.