O que é a CIPA

  • CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    A CIPA tem como objetivo observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.

    Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a Instituição, sejam eles prestadores de serviço, alunos ou visitantes.

    A CIPA tem papel preponderante na prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, contribuindo de maneira a tornar compatível a realização do trabalho, com a preservação da vida e a promoção da saúde no trabalho. 

    A CIPA realiza estas atividades por meio de reuniões mensais onde são debatidos os acidentes ocorridos e as solicitações dos funcionários. Paralelamente à CIPA, existe o SEESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que conta com um técnico em Segurança do Trabalho, que cuida da implantação de medidas técnicas para eliminação dos riscos de acidentes e que mantém permanente relacionamento com a CIPA, apoiando-a e treinando-a para que possa desenvolver suas atividades. 

    A CIPA e o SEESMT, em conjunto, realizam anualmente a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), evento prevencionista maior, que vem coroar os trabalhos realizados pelos cipeiros e divulgar os ideais prevencionistas, mediante realização de palestras, oficinas, apresentação de filmes, etc. Esse evento é direcionado aos funcionários, alunos e empresas prestadoras de serviço.

    As CIPAs são constituídas por unidades, conforme o número de funcionários e o grupo de risco a que pertencem, o qual é determinado pela Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05). Nas Unidades onde não há o enquadramento para a constituição de CIPA, o empregador designa um responsável pelo cumprimento das atividades da CIPA. Ficando assim distribuídas:

    Unidades

    Representantes do Empregador

    Representantes dos Empregados

    Urbanova

    3

    3

    Aquarius

    2

    2

    Villa Branca

    1

    1

    Paraibuna

    1

    1

    Unidades

    Representante designado

     

    Platanus*

    1

    -

    Caçapava*

    1

    -

    Castejón*

    1

    -


    Aos funcionários da Instituição compete indicar à CIPA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletivo (EPC), fornecido pelo empregador, bem como submeter-se a exames médicos previstos em Normas Regulamentadoras, quando aplicável.

    Vale destacar que a CIPA não trabalha sozinha!

    O seu papel mais importante é o de estabelecer uma ponte, um canal e também uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre o empregador e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições e a humanização do trabalho.